
Foto: Divulgação/Secom
O Ministério da Saúde anunciou que 20 novos respiradores serão enviados para atender casos de Covid-19 em Manaus. A pasta iniciou o plano de distribuição do aparelho na manhã desta sexta-feira (10) e, na capital amazonense, eles serão instalados em leitos do Hospital Delphina Abdel Aziz, unidade de referência no estado para casos da doença. Os lotes destinados à capital amazonense serão enviados de Guarulhos (SP), em um voo com previsão de decolagem para sábado (11). O Departamento de Logística do Ministério da Saúde ainda negocia o despacho da carga.
A distribuição levou em conta aquilo que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chama de “espiral” da epidemia, isto é, onde a transmissão está se dando em velocidade maior e, portanto, mais doentes indo aos hospitais ao mesmo tempo e ocupando toda a capacidade de assistência do sistema de saúde. Em Manaus, a Secretaria Estadual de Saúde verifica a ocupação cada vez mais veloz dos leitos desde última semana. O Amazonas tem 981 casos confirmados de infecção pelo coronavírus e 50 óbitos, segundo o último boletim epidemiológico.
No total, o plano de distribuição do Ministério da Saúde terá o envio de 60 respiradores, que também serão enviados para Fortaleza (CE) e Macapá (AP), que também já estão precisando ampliar com urgência o número de leitos de tratamento intensivo para atender os doentes de Covid-19. Até o momento, já chegaram a Manaus 15 respiradores enviados pelo Ministério, na última sexta-feira (4), e mais 19 respiradores comprados pelo governo que chegaram à capital nesta terça-feira (7).


