
Manaus se prepara para receber os mais de 10 mil turistas, que chegarão a bordo de 11 navios, para a “Temporada de Cruzeiros 2022”, com foco no fortalecimento do turismo local, no período pós-isolamento social. A última temporada de transatlânticos, por conta da Covid-19, foi cancelada por meio de decreto governamental em março de 2020, para evitar a contaminação e proliferação do vírus
Em Manaus, a expectativa é que esses 11 cruzeiros na cidade devem injetar, em média, de R$ 11 milhões a R$ 12 milhões na economia da capital amazonense, durante esse período, além do gasto médio do turista. A temporada movimenta indiretamente toda a cadeia produtiva de receptivo do segmento, além do abastecimento de combustível, água e outros.
A primeira embarcação luxuosa a atracar no porto de Manaus, para dar início à Temporada de Cruzeiros 2022, será o navio Club Med 2, que vem dos Estados Unidos da América (EUA), com 350 turistas franceses e 200 tripulantes, com previsão de chegada no dia 20 de janeiro do ano que vem, às 8h, com partida no dia seguinte, às 21h. O último navio da temporada, também dos EUA, o M/S Seven Seas Navigator, com 700 turistas americanos e 400 tripulantes, tem previsão de chegada no dia 30/4, às 8h, e partida em 1º/5, às 16h.
Nessa temporada, os cruzeiristas que desembarcarão nas terras amazonenses, são, em sua maioria, americanos e europeus, especificamente franceses e britânicos. A redução da presença dos turistas europeus se dá em função da quarentena que a população estava sendo obrigada a cumprir após viagem ao Brasil.
A diretora de turismo da Manauscult, Oreni Braga, ressalta que os passageiros precisam obrigatoriamente seguir todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As estratégias de receptivo para receber os turistas serão formuladas ainda no mês de novembro.
“Realizamos uma primeira reunião, para tratar do receptivo, da segurança e das orientações dos protocolos de biossegurança. Está previsto um próximo encontro no dia 24 de novembro, com as entidades envolvidas no segmento, em que definiremos as ações a serem realizadas, para um receptivo de qualidade” disse.