Município lança campanha Julho Amarelo para alertar a população sobre os riscos da hepatite
Prefeitura de Manaus lançou, nesta sexta-feira (5), a Campanha de Combate às Hepatites Virais (A, B, C e D), com teste rápido, vacinação e distribuição de preservativo, no Shopping Phelippe Daou, Avenida Camapuã, Jorge Teixeira, zona leste. A campanha faz parte da programação do ‘Julho Amarelo’ – mês em que são reforçadas todas as ações para o combate à doença e que tem seu ponto máximo no dia 28, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, data consolidada por Lei Federal em 2018.
A secretária destacou, ainda, a importância da prevenção. “Os dados que temos é que, de janeiro a junho deste ano, foram registrados 100 novos casos de hepatites virais. Significa que se essas 100 pessoas tivessem procurado fazer os testes, tomar as três doses das vacinas, não estariam apresentando esse quadro que pode se agravar para uma cirrose hepática e até mesmo o câncer. A prevenção é sempre a melhor atitude”, afirmou a secretária.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, embora as ações sejam reforçadas durante o mês de julho, em 183 unidades de saúde, todos os serviços de prevenção – consulta, teste rápido e vacinação – estão disponíveis nas UBSs rotineiramente. O período de campanha é importante para divulgar como se combater as hepatites virais, que são doenças graves que, muitas vezes, ocorre de forma silenciosa.
“Hoje estamos lançando a campanha no Shopping Phelippe Daou com a realização de teste rápido, vacinas e distribuição de preservativos. É importante também dizer que nós temos mais de 150 unidades que disponibilizam essa vacina no calendário normal, de rotina”, reforçou Magaldi. Ele lembrou, ainda, que a vacina é direcionada a homens, mulheres e crianças de ambos os sexos. “É muito importante que todos completem as três doses da vacina, as grávidas especialmente, porque elas também imunizam seus bebês”, alertou.