
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana ( IMMU ) registrou redução de 20,71% no número de mortes em acidentes de trânsito em 2025. De janeiro a dezembro foram contabilizadas 245 mortes; em 2024 ocorreram 309.
Conforme o IMMU, a queda está associada à ampliação das intervenções viárias realizadas com intensificação da fiscalização, educação no trânsito e engenharia de tráfego em corredores considerados críticos da capital.
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, afirmou que os resultados refletem o direcionamento das ações para pontos com maior incidência de excesso de velocidade.
Outro fator de impacto na redução das estatísticas citado por Arnaldo Flores são os radares eletrônicos de controle de velocidade em vias com maior incidência de acidentes graves.
Segundo o IMMU, o monitoramento contínuo contribuiu para reduzir comportamentos de risco e aumentar a previsibilidade do fluxo de veículos, especialmente em áreas de grande circulação.
Ainda conforme o relatório, os avanços foram mais expressivos entre motociclistas, grupo que historicamente concentra o maior número de vítimas fatais no trânsito de Manaus.
As mortes envolvendo condutores de motocicletas caíram de 158 em 2024 para 116 em 2025, uma redução de 26,58%. As mortes por atropelamento diminuíram 7,25%, passando de 83 para 77 registros.


