Portal Você Online

Manaus registra dia mais quente do ano e tem maior consumo de energia da história

Manaus alcançou o dia mais quente do ano nesta terça-feira (17) atingindo a temperatura máxima de 38,4ºC, de acordo com a estação local do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Adrianópolis, às 15h. Com o calor infernal, o consumo de energia elétrica teve recorde histórico na cidade com 1.890 megawats, entre 14h e 15h, e 21h e 22h, na última segunda-feira (16), segundo informou com a concessionária Amazonas Energia.

A meteorologia prevê que as altas temperaturas devem continuar. A máxima prevista para hoje é de 36ºC, sensação térmica de 38ºC e umidade do ar em torno de 50%. O UV está alto e o Inmet recomenda que as pessoas reduzam o tempo de exposição no sol.

A Amazonas Energia informa que as quedas repentinas de energia podem ocorrer durante o dia devido o aumento do consumo de ar condicionados, ventiladores e outros equipamentos para amenizar o calor. O recorde de consumo anterior havia ido registrado em outubro de 2023, quando atingiu 1.748 MW.

Advertisement

Além do verão, incêndios das queimadas e a fumaça, a demanda está sendo impulsionada pelas fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM), que entra em pico de produção em setembro e outubro para atender as encomendas do comércio para o final do ano.

Nos últimos 31 anos, o recorde de temperatura máxima em Manaus foi de 39,2°C, registrado pela estação meteorológica do Inmet em 2 de outubro de 2023.

Nas últimas 24 horas, o Rio Negro baixou 22 centímetros e está com o nivel abaixo dos 16 metros. As queimadas e a fumaça tornam o ar ainda mais difícil de respirar. A capital amazonense está sob situação de emergência desde a semana passada.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *