
Manaus é a segunda capital da Região Norte em destino procurado por aposentados do INSS pelo programa Voa Brasil, do governo federal, com passagem aérea a R$ 200.
Foram 373 pessoas que desembarcaram na cidade de julho de 2024 a março de 2025. Em oito meses, 377 passageiros embarcaram no aeroporto de Manaus. Belém é a primeira da região com 447 desembarques e 432 partidas.
“O objetivo do programa, de incluir novos usuários no transporte aéreo, de permitir que grupos como os aposentados do INSS possam encontrar passagens mais acessíveis, sem subsídio, este objetivo está plenamente atingido”, diz Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.
Entre os municípios do interior do Amazonas, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, com 6 chegadas e 2 partidas, e 5 chegadas e 1 partida, respectivamente, são os com maior movimento de passageiros pelo Voa Brasil.
“São mais de 50 cidades do interior procuradas, possibilitando reencontros de familiares ou mesmo estimulando o turismo e promovendo a aviação regional”, disse o ministro.
No Brasil, o destino mais procurado pelos aposentados é São Paulo, com 10.261 bilhetes registrados.
Para participar do Voa Brasil, o aposentado do INSS deve acessar o programa pelo site www.gov.br/voabrasil e escolher data, origem e destino. Passagens de até R$ 200 serão oferecidas àqueles que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. Cada aposentado pode comprar até dois trechos por ano.
Para a segunda fase do Voa Brasil, o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), utilizará a base de dados do ProUni, Fies e Sisu para relacionar os estudantes elegíveis a acessar o programa. O levantamento deste quantitativo está sendo feito pelo MEC.
Capitais do Norte contempladas pelo Voa Brasil desde o final de julho de 2024
Capital Destino Origem
Belém 447 432
Manaus 373 377
Porto Velho 85 89
Palmas 64 61
Rio Branco 32 32
Macapá 18 26
Boa Vista 17 20
Fonte: Ministério de Portos e Aeroportos