
A Prefeitura de Manaus alerta a população sobre a importância da vacinação infantil contra o rotavírus humano, que pode causar diarreia grave em crianças sem a proteção.
O imunizante contra o rotavírus é ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em 171 salas de vacinas, distribuídas em todas as zonas geográficas da capital.
A vacina, uma das mais tradicionais do calendário básico, também tem sido afetada pela baixa procura por pais e responsáveis.
A cobertura vacinal do rotavírus é de 72,6% na capital, de acordo com dados do primeiro quadrimestre do ano, sendo que a meta é de 90%.
O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, informa que o cenário de baixa cobertura vacinal está afetando todo o país há pelo menos cinco anos, em relação a quase todos os imunizantes do calendário básico.
No caso do rotavírus, crianças menores de cinco anos são as mais vulneráveis para contrair as formas graves do vírus.
Djalma ressalta que a vacina deve ser administrada em duas doses, sendo a primeira aos dois meses de vida e a segunda aos quatro meses.
Os pais devem comparecer a qualquer sala de vacina portando documento oficial de identificação e a caderneta de imunização.
A vacina contra o rotavírus é ofertada gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), nas 171 salas de vacina da Semsa.
A lista com endereços e horários pode ser conferida no site da secretaria (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente no link bit.ly/salasdevacinamanaus.
Sensibilização
A Semsa está intensificando o uso das redes sociais para levar informações ao público, seguras e de fácil compreensão de todos, sobre os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, seus esquemas vacinais, e quais perigos eles combatem.
Até então, já foram publicados cards sobre a Poliomielite, Pentavalente, Febre Amarela e Rotavírus.
O público pode acompanhar, tirar dúvidas e compartilhar com sua rede de amigos acessando os perfis oficiais da Semsa nas redes sociais, sendo @semsamanaus no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook.


