Portal Você Online

Manaus tem campanha de Doação de Sangue em alusão ao Servidor Público

A Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), realizou nesta quarta-feira (26), a campanha de “Doação de Sangue”, que faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao “Dia do Servidor Público”, comemorado em 28 de outubro.

A campanha tem o objetivo de alimentar/aumentar o estoque de sangue do Hemoam. O Vampirão, ônibus utilizado para fazer a doação, ficou no estacionamento da Semed.

A ação, coordenada pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed, pretende contar com a participação de 120 servidores e alcançar cerca de 80 bolsas de sangue para o banco do Hemoam.

Cada bolsa comporta 450 miligramas de sangue, que vai ajudar no atendimento das pessoas que precisam para diversas situações hospitalares.

Uma bolsa de sangue salva a vida de até quatro pessoas que necessitam do plasma. As titulares das secretarias de Educação, professora Dulce Almeida, e de Saúde, Shádia Fraxe, estiveram no Vampirão e falaram da parceria entre as secretarias que é um diferencial na atual gestão.

“A união entre as secretarias municipais é o diferencial na gestão do prefeito David, por isso estamos comemorando o Dia do Servidor Público com essa super campanha de doação de sangue, que conta também com a parceria da Semsa.

Os servidores podem vir até o estacionamento da Semed, que o Vampirão está aqui para atendê-los, nesse ato de amor”, disse Dulce.

“Trazer o Vampirão para perto do trabalho do servidor é uma forma de facilitar a doação e com isso aumentar o estoque de sangue no Hemoam que está baixo. Nós sabemos que as festas de fim do ano, carnaval estão próximas e nós estamos fazendo a nossa parte de forma bem carinhosa, estamos convocando nossos servidores para participarem da campanha”, mencionou Shádia.

Para doar, o candidato passa por algumas etapas preliminares, como ficha cadastral, teste do hematócrito, triagem clínica e, por último, a doação.

Além disso, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.

Os menores de 18 anos precisam da autorização dos responsáveis, pesar no mínimo 50 kg, entre outros requisitos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *