Portal Você Online

Manaus tem Dia D de Mega Vacinação contra a Covid na Arena da Amazônia

O Ministério da Saúde começou neste sábado (20) uma campanha para estimular a aplicação da segunda dose e da dose de reforço das vacinas contra a Covid-19. Em todo o país, mais de 21 milhões de brasileiros já poderiam ter completado a imunização, mas não retornaram aos postos. Em Manaus, a campanha chamada de ‘Mega Vacinação’ acontece na Arena da Amazônia, desde às 8h, e também vai atender quem ainda não recebeu nenhuma das doses.

Manaus foi uma das seis cidades onde terão eventos simultâneos, as outras são: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador e Brasília.

Na capital do Amazonas, a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado trabalham juntos com trinta postos instalados na Arena para aplicação, principalmente, da segunda dose e da dose de reforço do imunizante. A dose de reforço será disponibilizada para pessoas a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, cinco meses.

Cerca de 300 profissionais da saúde atua distribuídos em 30 equipes de vacinadores, de triagem e digitadores, preparadas para receber a população.

A Mega Vacinação vai de 20 a 26 de novembro. No período, os postos de vacinação em todo país estarão preparados para intensificar a imunização dos brasileiros.

Um levantamento do Ministério da Saúde aponta que São Paulo e Minas Gerais são os estados com mais brasileiros sem a segunda dose. Entre os “atrasadinhos”, 2,9 milhões têm entre 30 e 34 anos, faixa etária com o maior número de pessoas que não voltaram ao posto de vacinação.

Saiba mais

A “Mega Vacinação” tem foco na aplicação da segunda dose e dose de reforço, mas a primeira dose também estará disponível à população.

Podem receber a primeira dose os que têm 12 anos ou mais, que ainda não iniciaram o esquema vacinal. Os que podem receber a segunda dose são aqueles que atingiram ou ultrapassaram os intervalos entre doses recomendados atualmente: 21 dias para a Pfizer, 28 dias para a CoronaVac e 56 dias para a AstraZeneca. E os aptos a receber a dose de reforço são os imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há 28 dias e as pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose há, no mínimo, cinco meses.

Acesso

A vacinação na Arena da Amazônia terá 30 pontos de vacinação, sendo 20 na modalidade drive-thru e 10 para atendimento de pedestres. O acesso de veículos ao podium da Arena será pelas ruas Loris Cordovil e Jornalista Flaviano Limongi. A entrada de pedestres será pelo portão que fica na rua entre a Arena da Amazônia e o Centro de Convenções Vasco Vasques.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *