O alerta associa a possibilidade desse fenômeno ao acúmulo de chuvas.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, na manhã desta sexta-feira (11), um alerta para a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa em áreas de risco localizadas em Manaus, devido às fortes chuvas que atingem a capital.
De acordo com o alerta do órgão, os movimentos de massa que podem ocorrer nesses locais de risco em Manaus, devido ao solo encharcado.
“Considera-se moderada a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa na Região Geográfica Intermediária de Manaus, devido à previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem deflagrar ocorrências pontuais de deslizamentos, especialmente em áreas urbanas”, diz a nota.

O alerta associa a possibilidade desse fenômeno ao acúmulo de chuvas. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em março deste ano foram registrados 523,3 mm de precipitação em Manaus, um índice 63% acima da média registrada no mesmo período de 2024.
O volume de chuva registrado entre os dias 1º e 31 de março superou significativamente a média climatológica para o período, que é de 320,9 mm. Para o mês de abril, são esperadas chuvas acima da média.
Segundo a Defesa Civil de Manaus, para esta sexta-feira, 11, a precipitação acumulada varia entre 0 e 40 mm. As temperaturas devem ficar entre 24°C (mínima) e 30°C (máxima), e a umidade do ar varia entre 75% e 95%.