Portal Você Online

Manaus tem quatro casos de sarampo confirmados neste ano

Outros dez casos suspeitos estão sob investigação na capital, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Sarampo é tão contagioso quanto gripe – e a vacina é a única forma de prevenir é a vacinação
Foto: Reprodução Internet

Manaus teve quatro casos de sarampo confirmados em 2020. O Ministério da Saúde já foi notificado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Agora, medidas estratégicas já são traçadas para combater o surto da doença. Além disso, outros dez casos suspeitos de sarampo estão sob investigação.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, todas as medidas de controle, monitoramento e bloqueio vacinal foram feitas no momento da notificação de cada caso, reduzindo riscos de transmissão.

Conforme a Semsa, dos quatro casos confirmados, três estão na faixa etária de 15 a 26 anos e um em uma criança de oito meses de idade, todos do sexo masculino. O paciente de 15 anos é considerado como caso “importado”, já que retornou de viagem da Europa apresentando os sintomas da doença, por isso, é de fundamental importância procurar a imunização e completar o esquema vacinal.

“Com a circulação do novo coronavírus no país, é ainda mais importante que as pessoas procurem a imunização contra o sarampo, evitando o risco de infecção combinada das duas doenças”, diz o secretário.

Os quatro novos casos de sarampo foram notificados nos bairros Monte das Oliveiras (Zona Norte), Distrito Industrial 2 (Zona Leste), Nova Esperança (Zona Oeste) e Presidente Vargas (Zona Sul), o que aponta que a circulação atual do vírus do sarampo ocorre de forma dispersa no município e a Semsa prepara intervenções nas áreas do entorno do registro de cada caso.

Investigação

O sarampo é uma doença infecciosa causada por vírus e a transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por via aérea, ao espirrar, falar, respirar ou tossir. Os sintomas principais são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso, além do exantema, que são as manchas vermelhas no corpo. As complicações pelo sarampo incluem cegueira, diarreia grave, encefalite, infecções no ouvido e infecções respiratórias graves, como pneumonia, podendo levar ao óbito.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *