Portal Você Online

Manaus tem redução de 88% nos casos de hepatite A

Entre 2018 e 2024, os números de Hepatite A tiveram redução de 88%, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) no Amazonas.

Os índices de diarreia também merecem atenção: em janeiro de 2025, foi registrada uma queda de 46% em relação ao mesmo mês no ano passado em Manaus, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Em janeiro do ano passado, foram 14 mil casos da doença na cidade; neste ano, o órgão estadual contabilizou 7,5 mil no primeiro mês de 2025. O comparativo anual tem ainda uma redução de 10% entre 2023 e 2024.

O diretor de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, pontua que áreas sem saneamento básico estão mais suscetíveis à proliferação de insetos.

“A falta de acesso à água tratada e o descarte inadequado de resíduos e esgotos aumentam a incidência de doenças, como diarreias agudas. Ambientes sem o devido saneamento favorecem a proliferação de vetores, como moscas, mosquitos, roedores que também podem transmitir doenças. Lembrando que o acesso ao saneamento adequado é imprescindível para a promoção da saúde, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida de toda a população”, ressalta.

Expansão do saneamento


O serviço de abastecimento de água está universalizado em Manaus. Desde o início das operações da concessionária na cidade, em 2018, foram instalados mais de 200 Km de redes em regiões que não tinham acesso ao serviço. A empresa segue acompanhando o crescimento da capital, com obras de implantação de redes em novas comunidades.

Já o esgotamento sanitário está em plena expansão. No ano passado, foi lançado o programa Trata Bem Manaus, que traça um plano para que o serviço chegue a 90% da cidade em menos de dez anos. Para alcançar o índice, a Águas de Manaus fará a implantação de mais de 2,7 milhões de metros de redes coletoras de esgoto nos próximos anos, além de obras de implantação e ampliação de pelo menos 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s), espalhadas por todas as zonas da cidade.

As obras já estão em curso, com ações nas ruas da cidade e com a construção de uma ETE no bairro da Raiz – prevista para ser entregue no primeiro semestre deste ano, a primeira etapa da obra deve beneficiar mais de 50 mil pessoas nas zonas Sul e Leste de Manaus.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *