Evento acontece partir das 16h em comemoração ao 150º aniversário de nascimento do brasileiro Santos Dumont, patrono da aviação

Com mais de 4 mil demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a “Esquadrilha da Fumaça” se apresenta, às 16h deste sábado, na Praia da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, como parte das comemorações de aniversário dos 150 do Pai da Aviação, Santos Dumont.
Em Manaus, a estimativa dos envolvidos na organização do evento é de receber um público de 3 mil pessoas para acompanhar as acrobacias aéreas. Uma das pistas da Avenida Coronel Teixeira, no sentido Tropical Hotel – Centro da cidade, ficará interditada a partir, das 8h às 20h, deste sábado (8).
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da esquadrilha, representa a oportunidade de estabelecer contato com a FAB.
O evento, gratuito e realizado pelo Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), contará com demonstração aérea repleto de acrobacias e representa para milhares de pessoas a oportunidade assistir um belo espetáculo e inesquecível dos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA (nome oficial da Esquadrilha da Fumaça) de passagem pelo Amazonas faz parte de um circuito de demonstrações que engloba outras cidades da Região Norte.
Toda apresentação conta com sete aviões. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução.
As missões também podem contar com avião de apoio para o transporte de equipe e material. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com quase 50 acrobacias.