
Para atender os estudantes que participarão da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, (21), e no próximo, (28), a Prefeitura de Manaus montou uma operação especial de trânsito e transporte para organizar o fluxo nesse período. Linhas de ônibus serão reforçadas com veículos extras para facilitar a mobilidade dos candidatos.
Com relação ao trânsito, 60 agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) vão atuar nos locais de prova com grande movimentação e em pontos estratégicos da cidade, para garantir o fluxo nos principais corredores viários da cidade.
A ampliação da frota garantirá aos estudantes mais opções de linhas de ônibus e reduzirá o tempo de deslocamento até os locais de prova. A operação inclui também o monitoramento das vias e locais de aplicação do exame com câmeras do Centro de Controle da Cidade (CCC).
Ônibus
Quem fizer prova na Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, terá a linha 350 como opção, além do reforço da linha 026, que realizará o itinerário Terminal Integração 3 (T3), passando pela Cidade Nova, até a faculdade, e vice-versa.
A linha 049, que atende o bairro Amazonino Mendes (Mutirão), terá o acréscimo de mais três ônibus, para levar os usuários que precisarão se deslocar aos locais de exames.
Para atender a demanda de passageiros, que se deslocarão para o Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra), a linha 611 terá o reforço da linha 614, que realizará o itinerário Japiim/T2 e Centro, e vice-versa.
As linhas 069, 073, 092, 460 e 442, que atendem as zonas Norte e Leste, terão o reforço da frota utilizada em dias úteis. A medida é para que os estudantes se programem e tenham opções de deslocamentos.
O IMMU vai reforçar a presença de fiscais de transportes nos Terminais de Integração. Os agentes de trânsito estarão nas principais escolas, para orientar a travessia de pedestres, além de monitorar com viaturas e motocicletas, corredores viários da cidade, para garantir segurança na via.


