
O Manaus é hexacampeão amazonense. Neste domingo (14), no estádio Roberto Simonesen (Sesi), na Zona Leste da capital amazonense, o Gavião do Norte venceu o Amazonas nos pênaltis por 4 a 2 e levantou mais uma vez a taça. No tempo normal, Wiliam Barbio abriu o placar para a Onça-Pintada e Rafael Ibiapino deixou tudo igual para a equipe esmeraldina.
O jogo começou com uma hora de atraso por falta de energia no estádio, que não tem gerador. A capital amazonense sofreu apagão na tarde desde domingo. Na cobrança de pênaltis, Jô e Ivan Alvariño marcaram para a Onça-Pintada. Fabiano e Patric desperdiçaram. Pelo Gavião do Norte, Renanzinho, Bombado, Miliano e Vinícius Leandro marcaram e consolidaram a vitória.
É o 6º título do Manaus no Barezão em 11 anos de existência. Foi campeão em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2024. O Amazonas tem um título, conquistado em 2023, quando venceu o Manauara nas finais. Com a conquista, o Gavião disputará a Série D do Brasileirão. A equipe foi rebaixada da Série C em 2023.
Manaus e Amazonas estão garantidos na Copa do Brasil do ano que vem. O Gavião também garantiu vaga para a Série D do ano que vem. A equipe, agora fora na quarta divisão. No próximo dia 29 estreia contra o Trem-AP, fora de casa. Já a Onça-Pintada se concentra para a estreia na Série B do Brasileiro. Sábado (20) encara o Sport, na Arena da Amazônia.


