Portal Você Online

Manifestantes invadem STF, Palácio do Planalto e Congresso

Manifestantes invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde deste domingo (8), em Brasília, em protesto contra o resultado das eleições e o governo do presidente Lula, que derrotou o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está de férias em Orlando, na Florida (EUA).

Com bandeiras do Brasil e vestindo verde amarelo eles subiram a rampa até a cúpula do parlamento brasileiro (ver na foto acima) e chegaram a entrar o prédio, onde houve destruição de vidraças e móveis.

Na sede do governo, eles chegaram ao Salão Nobre de onde alcançaram o terceiro andar, onde fica o gabinete do presidente da República.

No STF, o plenário foi invadido e uma porta de um armário onde estava escrito “Alexandre de Moraes” foi arrancada e levada para fora do prédio como um troféu pelos manifestantes.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que as forças de segurança estão agindo e que o governo do Distrito Federal prometeu reforços.

Policiais militares jogam bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e spray de pimenta nos manifestantes. Helicópteros sobrevoam o local. A cavalaria da PM chegou a subir a rampa do Planalto, mas foi expulsa pelos manifestantes.

O número de pessoas só aumenta no local e a polícia estima em aproximadamente cinco pessoas na Esplanada dos Ministérios. Houve depredação do patrimônio público com vidraças quebradas, móveis e objetos destruídos (foto).

Bolsonaristas invadem STF após entrar no Congresso e Planalto | Metrópoles

O secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, ex-ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi exonerado pelo governador Ibaneis Rocha. Imagens da manifestação nas redes sociais mostram policiais assistindo e gravando os acontecimentos.

Durante todo o fim de semana, convites para a manifestação circularam nas redes sociais. A inteligência das forças de segurança estão sendo questionadas, assim como o comportamento da polícia nas manifestações – alguns tirando foto ou gravando imagens (veja vídeo abaixo).

Um helicóptero da Polícia Federal chegou, sobrevoou o Palácio do Planalto por alguns minutos identificando invasores e depois fez disparos.

Até o momento não há informações sobre vítimas. Algumas pessoas foram atendidas com ferimentos e passando mal devido o efeito do gás lacrimogêneo e de pimenta. Seis pessoas foram presas, até o momento.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *