Estudantes que farão a prova do PSC amanhã (23) devem ficar atentos para não serem pegos de surpresa e perderem o horário

Neste domingo (23) a Maratona Internacional de Manaus 2022 de 42 km pelas ruas e avenidas da cidade vai alterar o trânsito para a passagem dos atletas. Com largada prevista a partir das 4h da manhã, na Praia da Ponta Negra, a corrida pode também alterar a rotina dos estudantes que farão a prova do processo seletivo PSC 1 e 2 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), às 8h, que devem ficar atentos para não perder a hora do exame.
A organização do evento informa que a corrida vai interditar alguns trechos importantes da capital amazonense e alerta os pais e estudantes para ficarem atentos e evitar o percurso dos corredores.
Serão 42 km de percurso em vias das zonas Sul e Centro-Sul. O Instituto Municipal e Mobilidade Urbana (IMMU) divulgou hoje (22) informações sobre o roteiro da Maratona de Manaus, que devem ser evitados pelos candidatos do PSC.
Principais vias:
Av. Coronel Teixeira – A corrida segue pela avenida, sentido Centro. Os corredores permanecerão na faixa da esquerda da via ao lado do canteiro central.
Avenida. Brasil – Os corredores devem permanecer na faixa da direita da via até o cruzamento com a avenida Coronel Cyrillo Neves.
Avenida Coronel Cyrillo Neves – Os atletas vão realizar a transposição para a faixa da esquerda da via, próximo ao cruzamento das avenidas Brasil e Coronel Cyrillo Neves, seguindo em direção à ponte Phellipe Daou. Os retornos da avenida Coronel Cyrillo Neves serão fechados, direcionando os veículos a voltarem no primeiro retorno após a ponte, permanecendo este padrão até a liberação dos retornos fechados.
Avenida Constantino Nery – Os corredores permanecerão na faixa direita da via até a faixa de pedestre do Terminal 1. Os corredores mudarão de faixa da direita para a faixa da esquerda após a faixa de pedestre do T1.
Avenida Epaminondas – Os atletas vão permanecer na faixa esquerda da via até acessar a rua 10 de Julho.
Rua 10 de Julho – Os corredores permanecerão na faixa esquerda da via até o cruzamento com a avenida Getúlio Vargas, convergindo à esquerda em contrafluxo na avenida Getúlio Vargas em direção à avenida Leonardo Malcher.
Av. Getúlio Vargas – Os atletas seguirão no contrafluxo convergindo à esquerda na avenida Leonardo Malcher.
Avenida Leonardo Malcher – Mudança da faixa da esquerda para a faixa da direita pelos atletas após o cruzamento com a rua Tapajós, seguindo em direção pela faixa da direita até a avenida Constantino Nery.
Avenida Constantino Nery – Os corredores vão permanecer na faixa direita da via até a esquina com a avenida Mário Ypiranga, oposto ao Corpo de Bombeiros.
Av. Mário Ypiranga – Os atletas vão permanecer na faixa direita da via seguindo pela avenida Djalma Batista.
Avenida Djalma Batista – Os corredores seguem na avenida Djalma Batista, com transposição de faixa para acesso e saída da passagem subterrânea sob a avenida Darcy Vargas, permanecendo em seguida na faixa direita da via até o cruzamento com a avenida João Valério.
Avenida João Valério – Os atletas vão permanecer na faixa direita da via, acessando a passagem subterrânea sob a Avenida Constantino Nery, com fechamento da alça da direita de acesso à Avenida Constantino Nery.
Maratona de Manaus
A entrega de kits dos atletas inscritos começarm ontem (21) no Centro de Convenções Vasco Vasques – ao lado do Sambódromo e da Arena da Amazônia – e seguem neste sábado (22), das 14h às 20h. O site para mais informação sobre a Maratona de Manaus é https://maratonademanaus.com.br/.
Para a categoria kids, o kit é composto por uma camisa de percurso, sacola plástica personalizada com brindes dos patrocinadores, e ainda o acesso a toda estrutura do evento (hidratação, seguro, emergência médica, frutas) e recreação. Aos restantes das categorias, é acrescentado nos kits dos participantes, viseira, squeeze, número de peito e chip.
“De acordo com a distância escolhida, vem um tipo de kit. A expectativa está tão alta que menos de uma hora de início da entrega de kits, mais de mil pessoas se fizeram presente no local”, disse o coordenador da maratona, James Júnior.
Premiação
O total da premiação é de 210 mil e será dividido. Todas as distâncias têm prêmio em dinheiro aos cinco mais bem colocados no geral, no masculino e feminino. Serão premiadas também financeiramente as duas maiores equipes em números de atletas na distância de 42km.
Já nos 21 km, nos 10 km e nos 5 km, a premiação é destinada exclusivamente aos cinco primeiros colocados no geral de cada prova. Os melhores atletas locais, feminino e masculino, ganham bônus em dinheiro nas duas maiores distâncias, ambas realizadas no dia 23 de outubro.