Portal Você Online

AM intensifica exames e consultas ginecológicas na Semana da Mulher

Com o tema “Ame-se. Evite o câncer de colo de útero”, campanha alerta sobre prevenção à doença, que é 100% evitável.

O governador Wilson Lima lançou, nesta quarta-feira (1º), a programação do Movimento Estadual Março Lilás 2023 para alertar a população sobre a prevenção ao câncer de colo de útero.

Ele anunciou a Semana da Mulher no Hospital Delphina Aziz, com a intensificação de exames e consultas ginecológicas.

“Toda a nossa rede está mobilizada com essa atenção voltada para a mulher. Agora, é importante que as mulheres também tenham essa consciência de procurar as unidades de saúde, seja da prefeitura, seja do Estado. Essa é uma doença 100% evitável”, alertou o governador Wilson Lima.

De 6 a 10 de março, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz vai intensificar a oferta de exames e consultas ginecológicas.

Serão mais 1.050 atendimentos oferecidos, entre mamografia, ultrassom transvaginal e de mama, além de consultas ginecológicas (em caso de cirurgias).

Semanalmente, a unidade hospitalar oferta uma média de 500 atendimentos dentre todos os procedimentos elencados.

O Março Lilás foi instituído em 2019, no primeiro ano de governo de Wilson Lima, e faz parte do calendário oficial de eventos do Estado do Amazonas.

Também participam da organização do Março Lilás as ONGs Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM). Em 2023, o tema é “Ame-se. Evite o câncer de colo de útero”.

A SES-AM oferece apoio e também realiza orientações às secretarias de saúde municipais. Dentre as orientações estão a facilitação do acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em horários estratégicos, para maior adesão ao exame preventivo (Papanicolau); e a realização de campanhas educativas para incentivar a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV).

Doença e prevenção


O câncer do colo uterino é o único tumor humano com causa conhecida, o papilomavírus humano (HPV) e é 100% evitável.

A doença é causada por infecções persistentes de tipos oncogênicos do HPV, vírus adquirido por meio da relação sexual.

O HPV afeta homens e mulheres. As inflamações não apresentam nenhum sintoma, como dor, sangue, corrimento ou mau cheiro, e vão se desenvolvendo lentamente no corpo até evoluir para o câncer de colo de útero.

Para a diminuição do risco de contágio pelo HPV é recomendada a vacina contra o HPV para meninas e meninos dos 9 aos 14 anos.

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Outra recomendação é o uso de preservativos (masculina ou feminina) durante a relação sexual.

O exame preventivo do câncer de colo de útero é a principal estratégia para detectar lesões antes que elas evoluam para o câncer.

Segundo o Ministério da Saúde, o exame deve ser oferecido às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual.

As mulheres com diagnóstico de inflamações pré-malignas, detectadas no exame preventivo, devem passar por uma pequena cirurgia: a conização.

A vacina e o exame preventivo para rastreio estão disponíveis nas UBSs mais próximas da residência dos pacientes.

Ações do Governo voltadas às mulheres


O Governo do Amazonas, por meio da SES-AM, para fortalecimento das ações de saúde na prevenção câncer de colo do útero, aumentou em 80% o número de lâminas analisadas com a contratação de novos laboratórios para a ampliação dos programas de rastreamento deste tipo de câncer.

Atualmente são sete laboratórios contratualizados pela Secretaria.

Além desse acréscimo de contratação, no primeiro mandato da atual gestão Governo do Estado, a SES-AM realizou repasse fundo a fundo, de incentivo financeiro federal de custeio, para 61 municípios do interior para o fortalecimento do acesso às ações integradas para rastreamento, detecção precoce e controle do câncer no SUS, totalizando mais de R$ 2 milhões.

Foram entregues ainda 12 colposcópios (aparelho utilizado como um “microscópio” que amplia a imagem dos tecidos do colo do útero) reforçando as unidades de saúde do interior para ampliar o acesso ao diagnóstico de câncer de útero.

Foi ainda implantado o Serviço de Referência para Diagnóstico e Tratamento de Lesões Precursoras do Câncer do Colo de Útero (SRC) na Policlínica Governador Gilberto Mestrinho e no Hospital Delphina Aziz.

Em todo o estado, existem 10 serviços habilitados, sendo um em Tabatinga, um em Itacoatiara, um em Parintins, um em Tefé e seis em Manaus.

As unidades são referência para atuarem de maneira integrada à Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, visando a atenção à saúde secundária, com atuação de equipe multidisciplinar formada por médicos, ginecologistas, mastologistas, radiologistas, entre outros profissionais.

A FCecon é o centro de referência para as conizações e realizou 561 procedimentos do tipo em 2022 e 550 em 2021.

A Fundação terá, como anexo, o Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), que tem 38,75% de obras realizadas e deve ser entregue no primeiro semestre de 2023.

O Cepcolu será um hospital exclusivo para o tratamento das lesões pré-malignas no colo do útero, um hospital-dia para a realização de conizações. A estrutura terá quatro salas cirúrgicas, quatro consultórios e um anfiteatro.

Para os próximos quatro anos de governo, estão previstos investimentos na ordem de mais de R$ 200 milhões em projetos que potencializam e qualificam a média e alta complexidade no Estado para atendimento à mulher.

Os projetos incluem Policlínicas Regionais de Saúde – com habilitação para Diagnóstico e Tratamento de Lesões Precursoras do Câncer do Colo de Útero e Serviço de Referência para Diagnóstico de Câncer de Mama; construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo Uterino do Estado do Amazonas; Maternidade de Alto Risco da Zona Norte; e Ampliação do Hospital de Tabatinga.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *