
Marília Freire, do PSOL, e pastor Peter Miranda, do Agir, tiveram as candidaturas aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para concorrer ao cargo de senador pelo estado.
Outras cinco candidaturas para o Senado também já foram aprovadas.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o registro de candidaturas é uma das importantes fases da eleição, pois é nessa fase que os partidos e as coligações solicitam à Justiça Eleitoral o registro das pessoas que concorrerão aos cargos em disputa.
Além dos documentos que cada partido e candidato precisam apresentar junto à Justiça Eleitoral, os tribunais também avaliam a quantidade de candidatos que podem ser registrados por partido, a possibilidade de os partidos indicarem pessoas para as vagas remanescentes não preenchidas dentro do prazo, a maneira de se proceder diante da necessidade de substituições e candidatos e o percentual mínimo de vagas reservadas para cada sexo.
Candidatos
No Amazonas, a única vaga no Senado vai ser disputada por Arthur Neto (PSDB), Bessa (Solidariedade), Coronel Menezes (PL), Luiz Castro (PDT), Marília Freire (PSOL), Pr. Peter Miranda (Agir) e Omar Aziz (PSD).
Todos já tiveram as candidaturas aprovadas pela Corte Eleitoral.
