/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/H/1/BZpKCYR1Sm3S9NWFwXiA/whatsapp-image-2024-02-14-at-08.51.46.jpeg)
A Marinha apreendeu, no último domingo (11), mais de 1 tonelada de cocaína pura no Rio Içá, na tríplice fronteira com o Peru e a Colômbia, a cerca de 1,100 km de Manaus, capital do Amazonas. A droga estava em um barco abandonado na margem do rio.
A cocaína é produzida em países vizinhos do Brasil e Peru e escoada na rota pelo Rio Amazonas até Manaus e pelo Rio Negro, de onde é distribuída para outras cidades brasileiras e o continente europeu. A droga vinha embalada em tabletes com a imagem do personagem Homer da série americana “Os Simpsons”.
A polícia amazonense tem realizado diversas apreensões na cidade de traficantes colombianos com grandes volumes de drogas.
A ação contou com o apoio de cães farejadores, que conseguiram identificar vários pacotes contendo os entorpecentes. O material apreendido foi conduzido para a Delegacia da Polícia Federal de Tabatinga (AM).
A operação foi realizada pela tripulação do Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) Raposo Tavares da Estação Rio Negro, base naval da Marinha do Brasil.
O navio patrulha realiza missões na fronteira com objetivo de reprimir a criminalidade na região apoiando a Polícia Federal e o Exército brasileiro no combate a crimes ambientais e o tráfico de armas e drogas.
O Raposo Tavares possui entre seus equipamentos de guerra uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91) e um Destacamento do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib).