
Uma operação da Marinha do Brasil e Polícia Federal apreendeu 1,5 milhão de maços de cigarros (3.000 caixas) contrabandeados do Suriname. Os produtos ilegais estavam em um barco, que foi abordado na terça-feira (16), no Oceano Atlântico, a cerca de 220 milhas náuticas (407 quilômetros) de Macapá (AP).
A carga, estimado em R$ 7,5 milhões, tinha como destino o estado da Bahia. A embarcação, e os seis tripulantes, foram conduzidos para Belém (PA), onde chegaram no final da tarde desta quinta-feira (18), sob escolta do Navio-Patrulha “Guarujá” e de agentes do Grupo Especial de Polícia Marítima (Gepom) e da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz), da Polícia Federal.
Registrada no Porto de Belém, a embarcação tem 25,6 m de comprimento e boca (largura) de 6,67 m. Não havia condutor habilitado no momento da abordagem.

Os cigarros apreendidos não possuem selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo considerados ilegais no Brasil.
Navio-Patrulha
O NPa “Guarujá” tem como área de atuação o litoral dos estados do Pará, Maranhão e Amapá, operando a partir da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA).
Sua tripulação é composta por 29 militares. Tem 46,5 m de comprimento; 7,5 m de boca (largura); e 2,3 m de calado (distância entre a linha d’água e a quilha, parte mais baixa do navio). É equipado com um canhão de 40mm e duas metralhadoras de 20mm.
Fonte Marinha do Brasil


