Embarcação tinha como destino a Europa e foi localizada durante operação internacional inédita com a participação da polícia anti-narcótico portuguesa, do Reino Unido e dos EUA

A Marinha do Brasil (MB) e a Polícia Federal (PF) interceptaram e aprenderam uma embarcação carregada com cocaína em águas brasileiras, a cerca de 270 Km da costa de Recife-PE. A operação foi realizada pelo Navio-Patrulha Oceânico Araguari (P 122). A quantidade da droga não foi revelada.
A ação inédita foi coordenada pelo Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcótico (MAOC-N), sediado em Lisboa (POR), a Drug Enforcement Administration (DEA/EUA) e a National Crime Agency (NCA/Reino Unido).
A operação conjunta permitiu a identificação de grande quantidade de entorpecente em um veleiro catamarã que teria partido do Brasil com destino a Europa.
No interior da embarcação foram presos cinco tripulantes brasileiros, que foram conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal no Estado de Pernambuco.
A embarcação apreendida está sendo rebocada pelo navio patrulha da Marinha do Brasil para o Recife, com apoio de Policiais Federais do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) que participaram das ações.
A cooperação internacional é inédita na história do Brasil, com a utilização pela Marinha do Brasil de um Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) para ação conjunta com a Polícia Federal na interceptação de embarcações utilizadas para o narcotráfico.

Com informações da Marinha do Brasil e do Departamento de Polícia Federal
Fotos: Divulgação Marinha