Portal Você Online

Marinha leva usinas de oxigênio de Manaus para o interior do Amazonas

Os Navios-Patrulha Fluvial Pedro Teixeira (P 20), Raposo Tavares (P 21) e Amapá (P 32), do Comando da Flotilha do Amazonas, da Base Rio Negro em Manaus, transportaram três usinas de oxigênio para quatro municípios do interior do Amazonas, neste fim de semana. A ação faz parte da Operação Covid-19, de apoio ao Ministério da Saúde.

Os equipamentos permitirão a produção de oxigênio medicinal para o atendimento de pacientes com Covid-19 nos municípios de Tapauá (Rio Purus), Urucará, Codajás e Santo Antônio do Içá fab ja lrvou , no interior do estado.

Os navios partiram da estação naval em Manaus e já estão em Urucará e Codajás desde ontem (20). A previsão de chegada em Tapauá é para esta segunda-feira (22). Já em Santo Antônio do Içá, a data prevista é dia 28.

A usina daquele município da região do Alto Solimões, foi transportada em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) direto para Tabatinga, na triplice fronteira com a Colômbia e o Peru. De lá ela será levada pelo Navio Patrulha Fluvial (Npflu-P 21) Raposo Tavares, que já está a caminho em viagem de oito dias até o seu destino.

“Mas temos informações de que existe um movimento da sociedade civil organizanda lá em Tabatinga para transportar o equipamento antes mesmo da nossa chegada”, disse o comandante da Flotilha do Amazonas, Capitão de Mar e Guerra Carlos Eduardo Lopes da Cruz, neste domingo (21). A embarcação segue em missão.

As usinas foram doadas ao Ministério da Saúde por empresas privadas e transportadas de São Paulo para Manaus pela Força Aérea Brasileira.

Ao todo, 250 militares estão envolvidos na atividade, informou o comandante da Flotilha, Eduardo Lopes da Cruz. “Além das tripulações dos navios, uma logística envolve mais militares empenhados em contribuir na luta contra o coronavírus”.

Com informações do Comando da Flotilha do Amazonas, Defesa Aérea & Naval e Comando do 9º Distrito Naval

Fotos: divulgação

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *