Portal Você Online

Marinha promove atividades pela Semana do Marinheiro em Manaus

Em homenagem ao Dia do Marinheiro, celebrado no dia 13 de dezembro, o Comando do 9º Distrito Naval promoverá uma série de atividades durante a Semana do Marinheiro, nos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

O Dia do Marinheiro é comemorado no dia 13 de dezembro, em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, que nasceu nessa data, em 1807.

Em Manaus, onde fica localizada a sede do Com9ºDN, o Núcleo de Assistência Social do Comando irá realizar doação de roupas e alimentos ao Lar Batista Janell Doyle e à Casa do Idoso São Vicente de Paulo, no dia 7.

A Policlínica Naval de Manaus promoverá uma campanha de vacinação, no dia 9, de 10h às 17h, no Amazonas Shopping, e nos dias 16 e 17, haverá uma exposição estática de meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais no Shopping Ponta Negra.

No dia 13, a cerimônia do Dia do Marinheiro será promovida na orla da Praia da Ponta Negra, com apresentação da Banda de Música dos Fuzileiros Navais do Com9ºDN, a partir de 10h, com a imposição da Medalha Mérito Tamandaré a personalidades militares e civis que prestaram relevantes serviços em prol da Marinha do Brasil.

  Além disso, serão realizadas nas cidades de Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO) exposições sobre a “Semana do Marinheiro” em shoppings locais, assim como palestras em instituições de ensino, com foco nas “Formas de Ingresso na Marinha do Brasil”.

Almirante Tamandaré

Nascido em 13 de dezembro de 1807, Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil e participou de episódios decisivos na formação do país, a exemplo de lutas pela Independência do Brasil e da Guerra do Paraguai.

 Além de militar exemplar e exímio marinheiro, o Almirante Tamandaré teve trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem Nação Brasileira, cujos interesses sempre estiveram acima de sua própria vontade e de seus interesses pessoais.

 Seus exemplos e virtudes servem como inspiração, não somente para as atuais gerações de marinheiros, mas também para os brasileiros de todos os tempos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *