Portal Você Online

Temperatura deve cair no Amazonas devido massa polar

Uma frente fria que entrou no Sul do país está provocando uma queda da temperatura até a região Sudeste, com 14 graus em São Paulo e muita chuva hoje no Rio de Janeiro. Depois de altas temperaturas e clima abafado, uma brisa desse frio atípico deve chegar até Amazonas, nesta quarta-feira (2), de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que prevê neve em Santa Catarina.

A queda da temperatura acontece em decorrência de uma frente fria seguida de uma forte massa de ar de origem polar. A massa de ar frio se desloca para o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país entre esta segunda (31) e quart-feira (2).

A baixa temperaturas será sentida na região sul de estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás e Amazonas.

Ainda segundo o Inmet, há fortes chances de geada em áreas das Serras Gaúcha e Catarinense, na manhã de quinta-feira (2). A seguir, confira as principais previsões de frio pelo país.

Sudeste

Na capital paulista, a propagação de uma frente fria pelo litoral deixa o tempo instável e chuvoso. Nesta terça (1º), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas a previsão é de tempo fechado e chuvoso.

A expectativa é que a máxima seja de 16ºC. As mínimas são esperadas para o fim da noite, quando os termômetros podem registrar 12ºC.

Na quarta, a nebulosidade, chuvas fracas e temperaturas baixas persistem e a expectativa é que os termômetros marquem mínima de 10ºC e máxima de 16ºC.

Além da capital, outras cidades que devem ser afetadas no estado de São Paulo pela massa de ar frio são Campos do Jordão, onde a previsão é de mínima de 4ºC e máxima de 8ºC, na quarta-feira, e Rancharia.

No Rio de Janeiro, a capital fluminense e Nova Friburgo são uma das cidades afetadas pela massa de ar frio. Na terça, a capital deve registrar máxima de 25ºC e mínima de 22ºC, já as temperaturas em Nova Friburgo devem girar em torno de 17º e 15ºC.

Na quarta-feira (2), a temperatura cai ainda mais e a capital registra máxima de 19ºC e mínima de 15ºC, enquanto Nova Friburgo tem previsão de máxima de 11ºC e mínima de 7ºC.

Em Minas Gerais, enquanto Belo Horizonte deve manter temperaturas mais quentes na terça e quarta, a expectativa é que Camanducaia e Monte Verde registrem frio —na terça, a expectativa é de máxima de 17ºC e mínima de 8º e, na quarta, temperatura cai ainda mais e a previsão é de mínima de 3ºC e máxima de 13ºC.

Sul

Na região que deve registrar mais frio, há cidades que podem registrar temperaturas negativas. É o caso de Bom Jardim da Serra (SC), onde os termômetros devem registrar mínimas de -1ºC e máximas de 12ºC na quarta-feira.

Na quarta-feira, outras cidades do sul do país também devem registrar temperaturas geladas, como General Carneiro (PR), cuja mínima deve ser 0ºC e máxima de 17ºC, e São Joaquim (SC), onde os termômetros devem variar entre 0ºC e 13ºC.

Norte

Na região Norte, os principais estados afetados pela massa de ar frio são Rondônia, Acre e Amazonas.

Apesar do calor desta segunda-feira, em que cidades como Porto Velho e Vilhena chegaram a temperaturas superiores a 30ºC, a previsão é que as temperaturas caiam nesta terça-feira para máximas de 21º e mínimas de 17ºC, na capital, e máximas de 19º e mínimas de 14º, em Vilhena.

Na quarta, a previsão é que a temperatura suba novamente e volte a se aproximar dos 30ºC.

Centro-Oeste

Entre segunda e terça, a previsão é de que a massa de ar frio continue se deslocando por regiões como o Centro-Oeste. Regiões como o sul de Mato Grosso e Goiás são as principais afetadas.

A capital Goiânia tem temperaturas um pouco mais quentes, com mínima de 13ºC e máxima de 20ºC, na quarta.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *