A cidade amazonense de Maués, a 258 km de Manaus, já começou a vacinar a população a partir de 35 anos na área rural, onde residem mais de 45% dos seus moradores, neste final de semana.
Conhecida como a “Terra do Guaraná” pela grande produção do fruto, a cidade está a 16 horas de barco ou a pouco mais de 30 minutos de avião da capital e possui 65 mil habitantes.
Segundo a prefeitura, o município é o primeiro do estado a iniciar a vacinação o grupo dessa faixa etária.
Até sexta-feira (26), Maués havia aplicado mais de 8,5 mil doses de vacina contra Covid, o que representa cerca de 13% da população. O município registrou até ontem (27) 90 óbitos pela doença.
No Amazonas, mais de 539.426 mil foram pessoas foram vacinadas contra a Covid até sábado (27), perto de 10% da população (9,8%), de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), responsável pelo operação do Plano Nacional de Imunizações (PNI) no estado.
A partir do próximo dia 5 o município deverá vacinar os moradores de 50 a 54 anos, moradoras da região urbana.
A imunização no município começou em 19 de janeiro, com os profissionais da saúde e com a população indígena, acima de 18 anos.
“Atualmente já vacinamos 91% da população, acima de 60 anos, na sede do município. Com essas novas doses, a imunização será de 35% da população da zona rural e 20% da população geral”, informa o secretário municipal de Saúde, Franmartony Firmo.
O público-alvo da vacinação não precisa fazer cadastro na cidade, a prefeitura usa dados do serviço de saúde básica.
Vacinação em Manaus
A partir de segunda-feira (29), Manaus deverá começar a vacinar o grupo de 55 a 59 anos, com doenças preexistentes. Essas pessoas devem fazer um cadastro no site Imuniza Manaus.
A vacinação na capital iniciou no dia 19 de janeiro, e já atingiu trabalhadores da saúde, indígenas aldeados, idosos e pessoas com deficiência em instituições de longa permanência, além de idosos de 60 anos ou mais.