
O MEC (Ministério da Educação) promoverá seminários nos municípios de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Manaus para ouvir lideranças de povos indígenas e definir a criação da Universidade Indígena.
A audiência pública ocorrerá também em outros 11 estados do Brasil durante dois meses e será promovida pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria n° 350, de 15 de abril, que estabeleceu a realização de debates e estudos técnicos para subsidiar o projeto.
O MEC cita que a criação de universidades indígenas e outras instituições de ensino superior (multicampi ou polos) é uma demanda antiga dos povos indígenas.
Segundo o MEC, os indígenas participação de todas as etapas do projeto e opinarão sobre recursos humanos e financeiros adequados para funcionamento e manutenção das universidades.
O pedido foi apresentado nas Conferências Nacionais de Educação Escolar Indígena (I e II Coneei), realizadas em 2009 e 2018.
Essas são as instâncias máximas de consulta aos representantes dos povos indígenas e de espaço para proposições de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação escolar indígena.
Os encontros devem ocorrer até o dia 11 de setembro de 2024. No Amazonas ,eles ocorrerão neste mês: Manaus no dia 22, Tabatinga dia 27 e São Gabriel em 29 de julho.