
O Brasil registrou 17.791 novos casos e 288 novos óbitos por coronavírus nesta segunda-feira, segundo boletim das 20h do consórcio de imprensa. Com isso, o país chegou a 5.411.550 infectados e 157.451 óbitos desde o início da pandemia.
Com as informações atualizadas, a média móvel de óbitos, também medida pelo levantamento, caiu de 468 para 461, a menor desde 8 de maio, há 172 dias.
A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda.
O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.
O consórcio de veículos de imprensa é formado pelo jornal O Globo e Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de São Paulo e reúne informações divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde em um boletim divulgado às 20h. O governo do Rio Grande do Sul não enviou seus dados até o fechamento desta edição.
Oito estados têm tendência de alta na media móvel de óbitos: Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O índice é de queda em nove unidades da federação, além do Distrito Federal: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rondonia


