Portal Você Online

Média móvel de mortes por Covid cai 11% no Amazonas

Taxa de transmissão também reduziu e aparece como a quarta menor país, no entanto, estado continua na fase laranja e em estabilidade

Taxa de transmissão diminui, mas Amazonas segue em alerta contra a Covid-19

Nos últimos 14 dias, a média móvel de mortes pelo coronavírus no Amazonas caiu 11% no Amazonas. Houve também uma redução na média móvel de casos de Covid-19 no mesmo períod de 20% no estado. Considerando apenas o interior, a queda foi de 30%, e, na capital, a redução foi de 5%.

“No entanto, eu chamo a atenção dos senhores, que nós não estamos livres da doença ainda. Nós temos bastantes casos, o vírus está circulando, e só por meio das medidas de prevenção a gente vai conseguir vencer mais essa etapa, mais esse desafio”, disse o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Cristiano Fernandes.

Atualmente, o Amazonas, em comparação com os demais estados e o Distrito Federal, tem a quarta menor taxa de transmissão do país, com 0,92. O dado indica que cada 100 infectados, no intervalo de sete dias, poderão transmitir a doença para outras 92 pessoas. Segundo o, a situação é de estabilidade. Essa taxa, quando está acima de 1, representa alta transmissão.

Terceira onda – Wilson Lima destacou que a população precisa continuar trabalhando para evitar o contágio, sobretudo com a possibilidade de uma terceira onda. “Temos um plano de contingência, e quanto mais a gente fizer o nosso esforço, menor será essa terceira onda, e a gente não pode colocar a perder o que já conquistamos até aqui”, disse Wilson Lima.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *