O vídeo do médico Pedro Diniz dançando forró com uma paciente no Hospital Universitário (HU) em Petrolina, no Sertão Pernambucano, viralizou na internet com mais de 262 mil visualizações. O profissional dançou o clássico ‘Asa Branca’ do eterno cantor e compositor Luiz Gonzaga e postou o vídeo nas redes sociais, ontem (21), para dar mais otimismo para quem está acometido com o novo coronavírus e pode vencer a luta contra a covid-19.
Nas imagens o médico dança na tentativa de transmitir a proximidade com a paciente e também proporcionar mais leveza para a equipe de saúde. “A ideia foi vencer as barreiras do isolamento físico social e emocional e ficar mais perto dela para transmitir cuidado. Como a relação terapêutica é sempre mútua, nós a ajudamos e ela nos ajudou”, afirmou o médico.
A paciente está internada desde o último dia 2 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com o novo coronavírus, com previsão de alta nas próximas 48h. Para Diniz, o atendimento humanizado é ainda mais importante neste tipo de tratamento, já que os profissionais têm contato limitado com os pacientes.
“A humanização é sempre importante. Não há como separar cuidado técnico do humano. Isso foi um conceito falso criado ao longo do tempo. Nos tempos de pandemia pelo Covid, onde o risco de transmissão é muito alto, essa humanização é ainda mais importante. Pois nós tornamos anônimos por causa dos EPI’s”, disse o médico.


