Portal Você Online

Médico Euler Ribeiro orienta idosos a lidar com o coronavírus e a quarentena em casa

Resultado de imagem para euler ribeiro

Uma das referências em geriatria na região Norte, o médico e diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unat) Euler Ribeiro orienta a turma que já passou dos 60 a como enfrentar os momentos de clausura provocados pela quarentena forçada devido a pandemia do coronavírus. Nesses momentos de liberdade limitada, o especialista ensina a geração da terceira idade a superar a rotina diária e a convivência familiar.

Um expert em envelhecimento saudável, por meio de bons hábitos alimentares, Euler Ribeiro realiza um trabalho voltado para pessoas acima dos 60 anos, uma população que tem aumentado nos últimos anos com a expectativa de vida do brasileiro. Para Ribeiro, a ansiedade e a depressão podem ser alguns dos males provocados pelo longo período de confinamento e devem ser evitados com atividades internas que mantenha o idoso ocupado.

“Nos anos 90, a maior expectativa de vida para mulheres era 64 anos e hoje está em 70”, diz Ribeiro que é um adepto da dieta amazônica a base de pó de guaraná pela manhã ( vasodilatador e facilita a entrada de glicose na célula, ajudando a prevenir a diabetes e tem propriedades anticarcinogênicas). Ele também prescreve castanha (rica em celênio, metal que dispara o centro de defesa do organismo) e o camu camu, fruto de uma árvore aquática que tem grande concentração de ácido ascórbico e rico em vitamina C, além do açaí, que, segundo ele, não pode falta na mesa do amazonense.

Nesses dias difíceis, o médico pede que essa alimentação seja feita e colocada em prática diariamente como uma forma de fortalecer o organismo e aumentar a imunidade contra o vírus. “É muito importante hidratar, hidratar e hidratar. Quanto mais líquido você toma, mais facilmente todas as partículas, micropartículas, bactérias, vírus, fungos que possam estar na boca e faringe, serão levadas para a parte abdominal, nas vísceras abdominal, principalmente estômago, rico em ácido clorídrico que mata esses vírus”, ensina o geriatra.

Segundo Euler Ribeiro, é melhor ficar dentro de casa, não ir a reuniões religiosas e evitar ficar no meio de muita gente porque não se sabe onde está o vírus. “Se você tiver algum sintoma respiratório procure de imediato uma unidade básica de saúde para fazer os exames necessários e afastar o diagnóstico dessa contaminação por coronavírus”, diz Ribeiro reforçando que é preciso sempre procurar fazer alguma atividade em casa como ler um livro ou ver televisão e afastar a depressão.

is

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *