
A Polícia Civil e militar estão nas favelas do Alemão, da Maré, na manhã desta terça-feira (27), realizando uma megaoperação que mira os chefes do Comando Vermelho que atuam na zona Norte do Rio de Janeiro. Até o momento, um PM ficou ferido e quatro suspeitos morreram.
De acordo com a nota divulgada pela corporação, após levantamento de inteligência e monitoramento, os agentes notaram a movimentação dos criminosos no local. Além do tráfico de drogas, são investigados os crimes de roubo de veículos praticados em diversos pontos da cidade.
A ação conta com policiais civis do DGPE (Departamento-Geral de Polícia Especializada) e da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais).
O objetivo da ação é capturar lideranças da facção criminosa, que, segundo a PM, promove a maior parte dos conflitos armados e tentativas de expansão territorial na capital e no interior do estado. Houve relatos de trocas de tiros.
No Complexo da Penha, um policial do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) foi atingido no braço e socorrido ao Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio. O estado de saúde dele é estável.
Perto da Vila Cruzeiro, que faz parte do Complexo, PMs foram atacados a tiros por criminosos que saíam da comunidade em um veículo. Houve confronto e os policiais conseguiram apreender uma pistola e 31 tabletes de maconha. Os bandidos fugiram a pé.