
A Megavacinação contra a Covid-19 em todos os 62 municípios do Amazonas iniciou, nesta quarta-feira (08), com a abertura sendo realizada em Manaus, na Praça Heliodoro Balbi – Praça da Polícia, no Centro, com o lançamento da Carreta da Vacina Amazonas, unidade móvel de vacinação que ficará no local até o dia 23 deste mês. No primeiro dia de vacinação no posto itinerante foram aplicadas 1.007 doses de vacina, entre 9h e 16h.
A Carreta da campanha Vacina Amazonas faz parte da nova estratégia do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus, de ofertar a vacina cada vez mais próximo da população. Após o dia 23 de dezembro a Carreta irá percorrer os bairros da capital que apresentam baixa cobertura vacinal. A Megavacinação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), também iniciou nos 61 municípios do interior do Estado com a meta de aumentar a cobertura vacinal em até 20%.
A ação de vacinação tem o objetivo de incentivar a população a completar o esquema vacinal, seja com a segunda dose ou com a dose de reforço, e sensibilizar quem ainda não tomou nem a primeira dose do imunizante. A Megavacinação é uma parceria do Governo do Amazonas, Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e prefeituras municipais.
Registro da vacinação – O Governo do Estado, também em parceria com o MS, vai desenvolver ações para qualificar e ampliar o registro da vacinação em 21 municípios do Amazonas, no período de 10 a 22 de dezembro. Após levantamento realizado pelo Governo do Estado, foram identificados os municípios que têm o maior índice de ausência de registros de vacinação, ou seja, os que menos registram a aplicação das vacinas contra a Covid-19.
Os municípios são: Manaus, Parintins, Santo Antônio do Içá, Tapauá, Jutaí, Maués, Amaturá, Carauari, Iranduba, Apuí, Benjamin Constant, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Itacoatiara, Fonte Boa, Borba, Maraã, São Paulo de Olivença, Manacapuru, Tabatinga e Presidente Figueiredo.
Outras estratégias – Equipes da SES-AM e da FVS-RCP vão se deslocar para os municípios de Autazes, Codajás, Iranduba, Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tefé para auxiliar na intensificação da vacinação. O objetivo é alcançar os bolsões de pessoas não vacinadas suscetíveis ao coronavírus nas áreas rurais dos municípios.
Para esta ação, o Estado conta com um plano operacional feito por cada município para ser executado no prazo de 60 dias, com o apoio do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. De acordo com dados da SES-AM, 64% dos municípios do Amazonas possuem população rural maior do que a urbana, sendo necessário priorizar ações para alcançar estas pessoas.