
Referência nacional no tratamento e gestão de resíduos sólidos, a Norte Ambiental, empresa localizada no município de Iranduba, está prestes a obter a certificação ISO 14001, norma internacional que atesta que suas operações estão de acordo com os padrões mundiais e políticas ambientais de sustentabilidade, equilíbrio e proteção do meio ambiente.
A empresa, que no ano passado processou mais de 10 mil toneladas de resíduos sólidos (principalmente dos serviços de saúde), mantém desde 2011 uma série de procedimentos para promover o tratamento correto dos resíduos sem contaminar o ar, o solo e a água, desde o treinamento de funcionários e o monitoramento regular das instalações e áreas adjacentes, aos constantes investimentos em tecnologia, inovação e novos equipamentos, como sistemas de filtragem para reduzir a emissão de poluentes.
De acordo com o diretor da Norte Ambiental, Winsber Wasques, a certificação deverá estar concluída em 30 dias e é uma grande conquista por atestar a melhoria contínua nas operações e reforçar a credibilidade da empresa no mercado, além de ampliar o engajamento dos colaboradores em práticas sustentáveis.
“A ISO 14001 é um marco fundamental no compromisso do Grupo Bringel com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Estamos no coração da Amazônia e conscientes que a proteção do planeta é uma ação coletiva. A certificação reforça nossa posição como líderes no setor, atraindo clientes e parceiros que compartilham os mesmos valores”, destacou.
Educação Ambiental
Internamente, a empresa está desenvolvendo ações específicas para reduzir a pegada de carbono, com foco na eficiência energética e na adoção de energias renováveis. Além disso, está estabelecendo um sistema robusto de monitoramento e relatórios de sustentabilidade para acompanhar o progresso em relação às metas ambientais.
“Essas ações refletem o compromisso da Norte Ambiental e do Grupo Bringel com a proteção do meio ambiente e a promoção da responsabilidade social. Um futuro mais saudável e equilibrado é possível e estamos determinados a contribuir ativamente para essa missão”, acrescentou Wasques.