
O governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu parlamentares americanos e membros da Embaixada dos Estados Unidos, em Manaus neste sábado (8)., no Teatro Amazonas, no Centro da cidade.
Entre os integrantes da comitiva americana estão os senadores Bob Menendez e Tim Kaine; o deputado Tony Cárdenas; e a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley. Junto ao governador Wilson Lima, estiveram os secretários de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, e de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo.
“Os Estados Unidos têm um interesse muito grande de fazer parte do Fundo Amazônia, que investe na região em projetos sustentáveis, e essa é uma rodada de visitas que o governo americano está fazendo para poder entender como esses projetos funcionam, e a necessidade de colocar mais recursos em um programa que é tão importante para o Brasil, para a Amazônia”, disse o governador.
Durante uma hora de visita guiada a um dos principais cartões-postais do Amazonas conhecendo a história e cultura local, a delegação americana ouviu do governador sobre investimentos feitos pelo Estado em programas como o Guardiões da Floresta, o projeto Escola da Floresta, o papel da Zona Franca de Manaus na proteção da Amazônia, além de potenciais da bioeconomia.
Em busca de parceiros para investimentos no Amazonas, o governador afirmou que o estado possui diversas oportunidades de negócios para investidores.
“Me perguntaram qual o meu maior desafio no estado do Amazonas. Meu maior desafio é combater as desigualdades, combater a pobreza, porque com pobreza não tem como a gente proteger a nossa floresta. A gente precisa fazer com que haja cada vez mais atividades sustentáveis em que as famílias que moram no interior tenham as condições necessárias de produzir”, reforçou.
A embaixadora e membros do Parlamento Americano estão em visita oficial à capital amazonense, de 7 a 9 de abril. Após a visita ao Teatro Amazonas, a comitiva com 23 pessoas participa de um passeio de barco no Encontro das Águas e conhece algumas iniciativas ambientais do Governo do Amazonas.


