/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/K/z/A0SfG6QOGzGgxSA6JEOQ/gettyimages-1441243792.jpg)
Foi um passeio de George Russell na pista do circuito de Interlagos. O piloto britânico da Mercedes, que já havia vencido a classificatória no sábado (12/11), coroou um fim de semana perfeito ao conquistar sua primeira vitória na Fórmula 1, liderando de ponta a ponta e recebendo a bandeirada da vitória do brasileiro bicampeão do mundo Emerson Fittipaldi.
Foi também um belo dia para ser fã de Lewis Hamilton, o heptacampeão que, agora, ainda é cidadão brasileiro honorário. As 235 mil pessoas presentes no GP de São Paulo na tarde deste domingo (13/11) foram recompensadas com uma prova excelente do favorito das arquibancadas, que não poupou aplausos a cada passagem e ultrapassagem de Hamilton.
A dupla da Mercedes foi beneficiada pelo próprio talento e pela imperícia — ou azar — dos principais concorrentes no começo da prova. Max Verstappen (Red Bull), o atual e antecipado campeão, bateu em Hamilton no começo da corrida e provocou uma onda de fúria na torcida brasileira. O holandês foi aos boxes e acabou punido em cinco segundos, perdendo as chances de brigar pela ponta.
Pouco depois, Charles Leclerc (Ferrari) foi atingido por Lando Norris (McLaren), bateu nos pneus e também ficou fora da disputa no pelotão principal. Cabe também uma menção honrosa para Fernando Alonso (Alpine), que fez uma prova de recuperação digna de campeão mundial e acabou na 5ª posição.
A 22ª e última etapa da temporada 2022 da Fórmula 1 será o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no próximo domingo, 20 de novembro.