
Apesar de revogado em abril pelo presidente Jair Bolsonaro, o horário brasileiro de verão, que deveria acontecer entre este sábado (19) e domingo (20), ainda deixou muita gente fora de tempo neste final de semana. Muitos relógios de celulares e equipamentos eletrônicos adiantaram a hora automaticamente e surpreenderam seus usuários, apesar dos avisos antecipados de que isso poderia ocorrer.
Na última sexta-feira (18), o Google publicou anúncio oficial em seu blog recomendando que usuários de Android no Brasil alterassem as configurações automáticas de data e hora.
O SindiTelebrasil, que representa as operadoras de telefonia, informou que “as empresas realizaram testes na rede e não foram identificados problemas na alteração de horário”. “Vale ressaltar que há alterações que não ocorrem na rede das operadoras, e sim em aplicativos externos instalados nos aparelhos.”
A entidade havia informado que as operadoras “desprogramaram a alteração do horário de verão em suas plataformas, de acordo com o novo decreto presidencial”.
Como corrigir
Nos aparelhos Android
- Toque no ícone “Configurar”;
- Toque na opção “Data e hora”;
- Desmarque a opção “Data e hora automáticas”
- Configure manualmente a hora correta
No iPhone
- Acesse a tela principal e toque na opção “Ajustes”
- Toque na opção “Geral”
- Toque na opção “Data e Hora”
- Desabilite a opção de configuração do relógio “Automaticamente”
- Configure manualmente o horário correto
. \õnicos \pCsmas que foi revogado por Bolsonaro em abril. – ou a falta dele – agitou as redes sociais na madrugada deste domingo (20). No Twitter, centenas de usuários relataram que os celulares adiantaram automaticamente em 1 hora e questionaram o horário certo.