Tiroteio deixou mais um marinheiro e outros três tripulantes do empurrador feridos, que estão sendo atendidos num hospital de Parintins

O Comando do 9º Distrito Naval da Marinha em Manaus, informou que, na madrugada de hoje (21), na Foz do Rio Uatumã, no Amazonas – na região próximo ao Paraná do Albano -, houve uma troca de tiros envolvendo tripulantes do empurrador Waldemiro Lustoza V e da lancha do Navio-Patrulha Fluvial Rondônia, e um marinheiro foi atingido e morreu durante a abordagem da embarcação.
Outro militar da lancha do NPaFlu Rondônia foi atingido e levado para o hospital municipal Jofre Cohen de Parintins, onde está sendo operado e acompanhado também por médico da Marinha do Brasil. Os outros feridos também estão sendo atendidos na mesma unidade.
O empurrador Waldemiro Lustoza V informou que possui três feridos a bordo, nenhum em estado grave.
Em nota, a Marinha se solidariza com familiares e amigos do militar que morreu e está prestando toda a assistência necessária. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para a apuração do ocorrido.

O comandante do comboio de balsas e o suspeito de ter disparado tiro que matou o militar se apresentaram à Polícia Civil nesta manhã deste domingo, saindo do flagrante.
Os nomes do militar que continua internado no hospital Jofre Cohen e dos tripulantes da balsa não foram divulgados pelas autoridades.
Por volta das 11h, homens da Polícia Civil e da Marinha estiveram no comboio de balsa de combustível levantando novas informações para embasar investigação que será realizada pela Justiça Militar e apreender as armas.
As primeiras informações dos tripulante do comboio é de que achavam que a abordagem era de piratas que assaltam embarcações especialmente à noite e não de militares. É comum a ocorrência de assaltos por piratas na região onde ocorreu o incidente.
Saiba mais
O Navio-Patrulha Fluvial Rondônia pertence ao Comando da Flotilha do Amazonas, baseada na Estaval Naval Rio Negro, em Manaus. O NPaFlu Rondônia, da Classe Roraima, foi incorporado à Armada brasileira em 1973 e possui uma tripulação de 48 homens – cinco oficiais.
O barco tem 47 metros de comprimento, é armado com um canhão de Bofors L/70 de 40 mm, 6 metralhadoras .50, 2 morteiros de 81 mm, 2 metralhadoras Oerlikon de 20 mm, 2 Lanchas de Ação Rápida e uma Embarcação de Transporte de Tropa.