
A portaria nº 2.621, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (7), determina que as Forças Armadas brasileiras não participem dos eventos de comemoração do 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil. O documento é assinado pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.
De acordo com o texto publicado no DOU, é tradicional que as Forças Armadas participem dos festejos relacionados à Semana da Pátria, inclusive o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. Porém, por causa da pandemia do novo coronavírus, isso não vai acontecer este ano.
Mesmo com a decisão da Defesa de cancelar o desfile, ficará a cargo do presidente Bolsonaro a realização de algum tipo de cerimônia para marcar a data. Segundo auxiliares do presidente, é possível que haja alguma comemoração de forma mais restrita no Palácio do Planalto.
O comunicado lembra que as autoridades sanitárias não recomendam “a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação”. E isso inclui o desfile no mês que vem.
“Em consequência e de acordo com as coordenações realizadas com a Presidência da República, determino aos Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira que orientem suas respectivas Forças para se absterem de participar de quaisquer eventos comemorativos alusivos ao supracitado evento como desfiles, paradas, demonstrações ou outras que possam causar concentração de pessoas”, aponta a portaria.