Segundo a Vigilância e Saúde do ministério, dados do coronavírus das últimas semanas apontam que o Brasil está entrando em um platô na curva epidemiológica da Covid-19.
O novo secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia, afirmou que os dados do coronavírus das últimas semanas dão a entender que o Brasil está entrando em um platô na curva epidemiológica da Covid-19.
“A tendência é de estabilização, percebemos uma diminuição no número de novos óbitos e estabilização de casos diagnosticados. Precisamos confirmar se isto se mantém nos próximos 15 dias”, afirmou Correia em entrevista coletiva para a imprensa, ontem (18).
Nas últimas semanas, o Ministério informava a preocupação com a chegada do inverno, que começa neste final de semana. A época mais fria atinge as regiões Sul e Sudeste (que são as áreas com maior concentração populacional do país) com mais força, e a transmissão dos vírus respiratórios é maior.
Segundo o secretário, a análise é feita no dia a dia e a sazonalidade da doença é, de fato, uma complicação enxergada com preocupação pela pasta. “Estamos atentos para avaliar o comportamento epidemiológico que vai se configurar com a chegada do inverno. A estabilização nos parece uma realidade, mas precisamos avaliar nas próximas semanas”, diz.
Na quarta (17), o diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que o Brasil não tem mais um crescimento tão exponencial como era visto nas semanas anteriores, mas afirmou que a situação segue sendo de cautela. Correia comemorou que a visão da entidade internacional seja a mesma do Ministério da Saúde.