Portal Você Online

MS garante recursos para ampliar rede de atendimento no AM

Em reunião com prefeito de Manaus, David Almeida, e o governador Wilson Lima, representante do MS garante apoio para o combate ao coronvírus em todo o estado

A secretária de Gestão no Trabalho e na Educação do Ministério da Saúde, Mayara Pinheiro, afirmou, após reunião com o governador Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, e o secretário da Saúde, Marcellus Campêlo, que vai identificar todas as necessidades da rede pública do Amazonas em equipamentos, recursos humanos e medicamentos para atender as demandas e ampliar o atendimento de Covid-19.

Para ela, a reunião foi para desenvolver estratégias no atendimento a população, não só de Manaus, mas dos municípios de todo o estado.

“Tivemos uma manhã com o clima de objetividade. Estamos analisando a situação da saúde em Manaus, nos outros municípios, na atenção primária, na atenção secundária, que corresponde aos internamentos, aos hospitais, aos leitos, e na atenção terciária, que são os leitos de UTI”, disse a secretária.

Ainda segundo ela, o trabalho junto com o Estado busca, em um prazo muito breve, desenvolver todas as ações que forem necessárias para que “não faltem equipamentos, nem leitos, funcionando com efetivo de profissionais que for necessário para conduzir todos os casos clínicos”.

Parceria

“Estamos trabalhando com o governo federal, que tem sido parceiro nos auxilinado com profissionais que continuam nos ajudando a montar protocolos, fluxos, encaminhando medicamentos, equipamentos. Nesta semana devemos receber mais 78 respiradores. Há 15 dias recebemos 50 respiradores e 80 monitores”, lembrou o governador do Amazonas, Wilson Lima,.

O secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, anunciou a possibilidade de aumento de 60 leitos de UTI na rede de saúde.

“Hoje temos a possibilidade de aumentar mais 60 leitos de UTI na nossa rede. Nós estamos debatendo essa perspectiva com o ministério (da Saúde) porque nossa dificuldade hoje são os profissionais de saúde, e estamos discutindo isso hoje com os técnicos do ministério. A Dra. Mayra do Ministério da Saúde já explicou que existe um novo direcionamento para esses profissionais em relação às equipes de UTI, que podem facilitar essa disponibilização de profissionais”.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *