Portal Você Online

Ministros anunciam dragagem e liberação de seguro-defeso no AM

Uma comitiva de ministros liderada pelo vice-governador Geraldo Alckmin, que é ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, está em Manaus nesta quarta-feira (4) para visitar cidades afetadas pela seca dos rios no Amazonas.

Os ministros anunciaram a dragagem de trechos de rios e liberação de seguro-defeso para pescadores afetados. A estiagem atinge 58 municípios do Amazonas.

Uma dragagem será no Rio Solimões e outra no Madeira para recuperar a capacidade de navegação. A primeira obra terá oito quilômetros de extensão, com duração de 30 dias e custo de R$ 38 milhões. A segunda, de 12 quilômetros, terá duração de 45 dias e custo de R$ 100 milhões.

A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) disse que serão enviados 191 brigadistas ao estado para reforçar a equipe de bombeiros que trabalha no controle de incêndios florestais no Sul do Amazonas.

O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) disse que uma ação preventiva permitiu a estocagem de óleo diesel na região, o que garantirá, pelos próximos 30 dias, o sistema de abastecimento de 169 setores isolados no Amazonas.

A viagem ocorreu a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera de uma cirurgia. 

Participam da comitiva a Manaus os ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), José Mucio Monteiro (Defesa) e a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, além de representantes dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social, Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *