A comitiva enviada pelo Governo Federal, que se encontra hoje em Manaus, mostra que Brasília mostra a preocupação devida à questão das queimadas na Amazônia.
Na comitiva estão os ministros da Casa Civil da Presidência, Onyx Lorenzoni; do Meio Ambiente, Ricardo Sales, e da Defesa, general do Exército, Fernando Azevedo e Silva.
Também integram o grupo o secretário geral da Presidência, Jorge Antônio de Oliveira, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), general do Exército, João Carlos de Jesus Correia.
“Nessa reunião nós vamos tratar sobre as ações que já estão sendo tomadas no estado do Amazonas e nos outros estados, para combater o desmatamento e também as queimadas. Agora, mais importante que tudo isso é começar a pensar no futuro, porque ano que vem nós vamos ter uma situação muito parecida se nada, nenhuma ação efetiva for tomada”, disse Wilson Lima.
A comitiva interministerial vai reunir com os governadores dos estados da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) . Todos confirmaram presença.
O escalão do Governo Federal participa hoje, às 10h, na sede do Governo do Amazonas, da Reunião Estratégica para o Enfrentamento das Queimadas.