Portal Você Online

Missão internacional amazonense busca atrair investimentos asiáticos para a ZFM

Representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti) e do Banco da Amazônia (Basa) embarcam, nesta terça-feira (22), em missão internacional com destino a Xangai (China) e Tóquio (Japão). A agenda segue até 3 de agosto e tem como objetivo prospectar empresas asiáticas com potencial para investir na região amazônica. 

A primeira etapa ocorre em Xangai, onde a comitiva buscará contato com fabricantes de equipamentos elétricos, máquinas agrícolas e pneus. A proposta é promover uma rodada de negócios para apresentar as oportunidades de investimento e os incentivos fiscais e logísticos disponíveis no modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Em Tóquio, estão previstas visitas a centros de pesquisa em bioeconomia, com foco na construção de parcerias voltadas à inovação sustentável.  

A Suframa será representada na missão pelo administrador Adamilton Mourão, da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Superintendência-Adjunta Executiva. A participação integra as ações do Plano de Prospecção de Novos Negócios, voltado à diversificação da base industrial da ZFM e ao fortalecimento da presença internacional do modelo. 

“A presença da Suframa integra um esforço institucional para posicionar a Zona Franca de Manaus como um hub estratégico para empresas asiáticas interessadas em produzir com vantagens fiscais no Brasil e acessar os mercados latino-americano e global com competitividade e sustentabilidade”, afirmou Mourão. 

A missão conta ainda com representantes da Sedecti e do Basa, reforçando a articulação entre governo federal, estadual e setor financeiro na promoção de investimentos industriais para a região.  

“Esta iniciativa faz parte da estratégia de internacionalização da ZFM, intensificada pela participação da Suframa em feiras, rodadas de negócios e missões empresariais no exterior, com foco na atração de empresas comprometidas com a industrialização sustentável e a valorização da biodiversidade amazônica”, destacou o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *