
A Mocidade Independente de Aparecida é a campeã do Grupo Especial do Carnaval de Manaus. A escola de samba foi declarada após conquistar 268.7 pontos durante apuração nesta segunda-feira (20) no Sambódromo da cidade. O tema campeão deste ano foi “Vitae – uma visão da água como fonte de vida’.
Em segundo lugar, com 268.5 pontos ficou A Grande Família, cujo samba enredo foi “Eirunepé – Um Cordel Amazônico”. Com a mesma pontuação, mas em terceiro lugar, ficou a Reino Unido da Liberdade, que levou o enredo ““Bate forte o tambor, ‘furiosa’. Eu quero é Tic-Tic-Tac! A Reino Unido abre as cortinas para Zezinho Corrêa”.
Este foi o 24º título da história da Aparecida, e o segundo consecutivo. Dos 24 títulos, uma figura fez parte de 22 deles: Carlão da Mocidade, histórico intérprete da escola. Ele retornou este ano, mesmo com problemas de saúde, e foi pé quente para a Soberana.
A escola entrou na avenida com o enredo “A Essência… A Seiva… A Fonte… Vitae”. A verde e branco levou o folião a uma viagem à formação do planeta Terra, ressaltando a importância da água na existência da vida. A verde e branco adentrou na avenida com a alegoria “Planeta Água a Girar – O Tempo Não Para”, com um telão em LED, interagindo com a comissão de frente.
A escola também fez críticas à poluição dos rios e lagos, representada na ala “De lixo! mares, rios e igarapés”. Formada por 230 ritmistas, a escola soma 43 anos de trajetória e se destaca com a bateria da Universidade do Ritmo, no comando de Mestre Lucas.
No último lugar do Grupo Especial ficou a Primos da Ilha, com 265 pontos, sendo rebaixada para o Grupo de Acesso A.
A Dragões do Império foi a campeã do Desfile das Escolas de Samba do Grupo de Acesso A, com 268,6 pontos, garantindo um lugar no Grupo Especial do próximo ano. Presidente Vargas e Acadêmicos da Cidade Alta ficaram em segundo e terceiro lugar, com 267,10 e 266,9 pontos, respectivamente.


