
Uma das maiores fabricantes de eletroeletrônicos do Brasil, a Mondial anunciou a compra da fábrica Sony no Polo Industrial de Manaus e informou que vai começar a produzir aparelhos de arcondicionado, televisores e micro-ondas já partir de fevereiro de 2021..
Os novos investimento da fabricante vão gerar 420 novas vagas de trabalho. Atualmente, a empresa já tem uma unidade menor em Manaus com 240 funcionários, onde produz DVDs e caixas de som, e vai transferir, aos poucos, a produção para a nova unidade.
Segundo o presidente da Mondial, Giovanni Cardoso, a empresa comprou o terreno, a fábrica e os equipamentos da Sony, em Manaus, e, com isso, a ideia é mudar gradativamente para o local.
“Já estávamos estudando a ampliação da fábrica em Manaus só com a linha atual nossa, que é a caixa de som, DVD e eletrônicos mais leves. Com a compra da fábrica da Sony, vamos dobrar a produção da linha atual”, disse.
Ainda segundo ele, a empresa viu o anúncio da Sony, em setembro, de que fecharia sua fábrica no Brasil em 2021 como uma oportunidade de comprar uma fábrica pronta, com o maquinário da japonesa.
“Assinamos o contrato de compra no último dia 23 de novembro. Vamos ampliar nossa produção na unidade adquirida e, a partir do segundo semestre, começamos a produção dos novos produtos. Fizemos em seis meses o que esperávamos fazer em três anos”, informou o empresário.
Líder de mercado
A Mondial, líder brasileira na fabricação de eletrodomésticos portáteis, como ventiladores, batedeiras, liquidificadores. Com a aquisição, a empresa vai passar a produzir na Zona Franca fornos micro-ondas, aparelhos de ar condicionado e televisores.
Com o início das operações no ano que vem, a Mondial entra na disputa em novos segmentos de eletroeletrônicos, onde já estão gigantes como a LG, Samsung e Whirlpool.
A Sony encerrou suas operações do Poló Industrial de Manaus em setembro passado, após quase cinco décadas no País. Em nota, a Sony Brasil confirmou o negócio, ressaltando que “deverá ainda ser submetido à devida anuência pelos órgãos competentes”.
1 Comentários