Portal Você Online

Moraes quer impedir posse de deputados de oposição

Ele fixou prazo de 24 horas para que a Procuradoria Geral da República se manifeste a respeito do despacho

Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes enviou na última quinta-feira (26) para a análise da Procuradoria-Geral da República (PGR) um requerimento para suspender a diplomação e impedir a posse de 11 deputados federais, no próximo dia primeiro de fevereiro, às 10h, no Plenário Ulisses Guimarães.

A solicitação, realizada por advogados do Grupo Prerrogativas, também pede ao Supremo a instauração de inquérito policial “para apuração da responsabilidade penal” de congressistas do PP (Progressistas), PL (Partido Liberal) e PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) no que se foi referido como “atos criminosos praticados no dia 08 de janeiro”.

Os deputados incluídos no requerimento do Grupo Prerrogativas são:  Nikolas Ferreira (PL-MG); Sargento Rodrigues (PL-MG); Rodolfo Nogueira (PL-MS); Marcos Pollon (PL-MS); João Henrique Catan (PL-MS); Dr. Luiz Ovando (PP-MS); Carlos Jordy (PL-RJ); André Fernandes (PL-CE); Silvia Waiãpi (PL-AP); Wallber Virgolino (PL-PB); e Rafael Tavares (PRTB-MS).

Além disso, os advogados pediram a abertura de ação no MPE (Ministério Público Eleitoral) para avaliar a “participação ou apoiamento e divulgação de atos golpistas e terroristas, praticando assim atos criminosos e contrários ao Estado Democrático de Direito” por parte dos 11 deputados incluídos no requerimento.

Moraes fixou prazo de 24 horas para que a PGR se manifeste a respeito do despacho. A posse dos 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022 será realizada em 1º de fevereiro em sessão marcada para às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *