Morreu na madrugada desta sexta-feira (22) o ex-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Aldemir de Oliveira, vítima de um infarto. José Almir estava em tratamento com o câncer.
Natural do Alto Careiro, José Aldemir foi reitor da UEA no período de 13 de junho de 2010 a 21 de março de 2011. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, era professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Entre 2003 a 2013 atuou na gestão de Ciência e Tecnologia inicialmente como diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Em seguida foi secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.
O estudante de Comunicação Social, Lucas Silva, de 23 anos, lamentou a morte do professor e ressaltou o quão importante foi o legado deixado pelo educador.
“É uma perda muito grande para academia e para a cidade de Manaus. Ele tinha muitos projetos voltados para a educação na cidade, era um excelente professor, aprendi muito com ele sobre geografia. Ele contribuiu muito para a pesquisa local”, disse.
Também atuou como professor nos cursos de pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e em Geografia, ambos da Ufam, e era líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (Nepecab). Ainda em 2019, lançou o livro “Manaus de dois rios. Gentes e Matas: literatura e geografia dos sentimentos”.
Em nota, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informou sobre a morte do professor e onde acontecerá o velório e sepultamento do professor José Aldemir de Oliveira. Confira a nota na íntegra:
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vem a público externar o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, ocorrido nesta quinta-feira (21), em Manaus. José Aldemir estava em tratamento contra um câncer em Portugal, porém retornou para Manaus em outubro deste ano.
A UEA se solidariza com a família e amigos do ex-reitor e lamenta essa perda irreparável, confiando que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor em fé e esperança.
O velório segue até 14h30 desta sexta-feira (22/11), na funerária Canaã, localizada na avenida Major Gabriel, bairro Praça 14 de Janeiro. O sepultamento será no Cemitério Tarumã.