Portal Você Online

Morre o Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani

Dom Sérgio Castriani  — Foto: Marcos Dantas/ Arquivo

O arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani morreu, no início da noite de hoje (3), em Manaus. Ele estava internado num hospital particular da cidade e não resistiu às complicações de um infarto sofrido na semana passada.

A morte do religioso foi confirmada pela Arquidiocese de Manaus. Ele havia dado entrada no hospital  na sexta-feira (26), com um quadro de infecção urinária elevada.

Ele foi interando após passar mal edepois teve diagnosticado um infarto. Hoje, não resistiu às complicações, após seu quadro de saúde ter piorado nas últimas 24 horas.


Natural de Regente Feijó (São Paulo), D. Castriani possuía formação acadêmica em Teologia e Filosofia. Sua Ordenação Episcopal se deu em 1998, em Tefé, no interior do Amazonas, onde atuou como bispo da Prelasia de Tefé. Ele viveu no município até 2012, quando foi nomeado Arcebispo de Manaus.

Notas

O governo do Amazonas se manfestou por meio de nota oficial. O governador Wilson Lima lamentou a morte do Arcebispo Emérito de Manaus.

“O Governo do Amazonas reconhece o legado deixado por Dom Sérgio Castriani e presta condolências aos familiares, amigos e fiéis, pela perda irreparável”, diz a nota.

A Prefeitura de Manaus divulgou nota do prefeito, David Almeida, e do vice, Marcos Rotta distribuíu nota pela assessoria. O município decretou luto oficial de três dias.

O prefeito de Manaus, David Almeida, decretou luto de três dias, pela morte do arcebispo emérito de Manaus, dom Sérgio Eduardo Castriani, 66, ocorrida na noite desta quarta-feira, 3/3, em decorrência de complicações no quadro de saúde. O decreto seria publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM), que será rodado ainda nesta terça-feira.

“Perdemos um grande, honrado e íntegro homem. Que Deus seja o sustento de toda a comunidade católica neste momento tão triste, e também seja o alento daqueles que faziam parte do cotidiano de dom Sérgio, os colaboradores da Arquidiocese de Manaus, seus clérigos, que com certeza o viam como um exemplo de dedicação ao próximo, sempre com uma palavra de esperança a oferecer a quem precisasse”, disse o prefeito.

“Dom Sérgio era uma pessoa valorosa, um exemplo para o mundo, com um senso de missão de vida, que muitos poucos querem abraçar”, afirmou o vice-prefeito, Marcos Rotta.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *