Portal Você Online

Morre empresário Mário Guerreiro, aos 103 anos, pioneiro do Amazonas

O empresário Mário Expedito Neves Guerreiro, de 103 anos, morreu, às 17h desta quinta-feira (15), em Manaus. Por décadas, ele fez jus ao nome e foi um lutador incansável pela Amazônia. Advogado amazonense, nascido em Manaus, ele foi além das fronteiras e defendeu o Brasil na luta contra o Nazismo e o Fascismo na Europa, nos anos 40, na Itália pela Força Expedicionário Brasileira (FEB).

A família informou que os funerais estão marcados para acontecer a partir das 9h desta sexta-feira (16), no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul, próximo a Rua Teresina, onde o empresário viveu sua vida. O sepultamento está marcado para 16h, no Cemitério São João Batista..

Em uma de suas últimas lutas mais recentes, o ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, venceu a Covid-19 em 2021, ficando internado 40 dias em São Paulo durante a pandemia que assolou o mundo.  

Mário Guerreiro lutou na Segunda Guerra Mundial em 1944. — Foto: Arquivo Pessoal

Visionário, uma lenda da história do empreendedorismo e desenvolvimento do Amazonas, ele deixa um legado que inclui a fundação do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam) e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), um marco histórico.

Sob sua liderança, essas instituições que representam hoje o empresariado e movimentam a economia do Estado, desempenham um papel fundamental na defesa dos interesses do setor industrial regional, promovendo investimentos e gerando empregos.

“Nos despedimos de uma das mentes mais proeminentes do Amazonas. Símbolo de empreendedorismo e de vitalidade, Dr. Mário Guerreiro era também sinônimo de industrialização nos recônditos da Amazônia muito antes do programa Zona Franca de Manaus”, resumiu o presidente da Fieam, Antônio Silva.

PIONEIRO

Pioneiro na industrialização das fibras de juta e malva, com a criação da Brasiljuta, Guerreiro também foi responsável pela instalação do Hotel Amazonas, referência em qualidade por muitas décadas. “Quem o teve em seu convívio tem a vívida imagem de um cidadão reto, comprometido, determinado e visionário. Seu exemplo inspirador nos enche de esperanças de que há possibilidade de um desenvolvimento social e econômico justo e sustentável”, lembrou Antônio Silva, que divulgou nota oficial da Fieam.

LEGADO

Além da obra empreendedora, Mário Guerreiro deixa de um casamento com a esposa Thereza Nascimento Guerreiro os filhos: Sebastião, Maury, Mário, Marion, Maria Tereza, Margaret, Sebastião, Ana, Leandro e Ana. Maury herdou o empreendedorismo do pai e hoje é um empresário com investimentos como a Construtora Engeco, junto com Porfírio Saldanha, e o Shopping Grande Circular, na zona Oeste de Manaus.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *